quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VIDA SEXUAL DO IDOSO

A vida sexual do idoso, respeitando-se os seus limites físicos, pode e deve ser tão prazerosa quanto a do jovem"( afirmou o andrologista mineiro Luiz Otávio Torres) a crença de que o sexo é algo proibido para os mais velhos é um problema cultural que deve ser rompido. Para muitos idosos, a atividade sexual, incluindo a interação física e emocional, é necessária para se sentir vivo, reafirmar sua identidade e se comunicar com os seus pares
Falar em sexualidade sempre acaba sendo um tema polêmico, repleto de tabus, questões morais, de valores. Mesmo vivendo numa sociedade considerada mais aberta para a emergência de questionamentos, ainda existem muitas dúvidas a este respeito: as pessoas não sabem, mas ainda têm medo ou vergonha de perguntar. A sexualidade do idoso é um grande alvo de dúvidas e preconceito..
A sexualidade do idoso pode ser exercida de maneira saudável, sendo algo muito prazeroso para ele, da mesma forma que o é para pessoas mais jovensA sexualidade humana não se reduz a genitalidade. O sexo é uma linguagem de profundo sentido
Um dos melhores remédios para a depressão no idoso é manter seu convívio social e cultivar costumes que lhe proporcione prazer, dentre eles, o sexo.Freqüentar bailes, conversar com amigos, são atos tão normais quanto a manutenção da prática sexual. Engana-se quem pensa que o avanço da idade é sinônimo do fim da vida sexual.
humano, com seus códigos, e signos próprios; é uma comunicação e uma forma máxima de expressão através do corpoSexo pode proporcionar muito mais que prazer e uma maneira de relaxar a tensão. Também significa auto-estima: sentir-se desejado é importante para pessoas de qualquer idade.
Dos idosos, pensa-se que são assexuados, que neles já não nasce o desejo sexual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário