domingo, 2 de agosto de 2009

COMPULSIVIDADE EM RELAÇÃO AO SEXO


Há poucos anos a O.M.S.(Organização Mundial de Saúde) reconheceu a compulsividade em relação ao sexo como doença. Rotulando como: impulso sexual excessivo .
A hipererosia ou compulsividade em relação ao sexo é uma doença altamente depressiva capaz de comprometer o indivíduo como um todo , seu trabalho... sua vida familiar... social e afetiva.
Segundo Oswaldo Rodrigues (1998) as pessoas que sentem uma necessidade sexual maior podem estar incluídos nesta denominação, mas nem sempre...
Para um diagnóstico psicológico objetivando reconhecer um indivíduo como compulsivo é indispensável se observar várias características da personalidade do mesmo. Geralmente tem pensamentos obsessivos em relação a sexo. Sente necessidade de praticar sexo um número incontrolável de vezes num curto período de tempo. Muitos chegam a listar nomes e telefones das pessoas com as quais teve envolvimento sexual.
Segundo os meios de comunicação (ex:Veja 23/011/94) o ator americano Michael Douglas foi internado numa clínica no Estado do Arizona especializada em "viciados em sexo".
Existe tratamento eficaz para o compulsivo, desde que ele se conscientize do seu problema.
Em São Paulo existe o CEPCoS (Centro de Estudo e Pesquisa em Comportamento e Sexualidade) é formado por profissionais competentes que estão habilitados a atuar no tratamento deste tipo problema sexual.

Marilandes Ribeiro Braga. Membro da SBRASH- Sociedade Brasileira de Estudos e Sexualidade HumanaPsicóloga e Terapêuta Sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário