domingo, 2 de agosto de 2009

PERCEPÇÃO DO ADOLESCENTE SOBRE A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA :RESUMO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Mestrado
Braga, Marilandes R. Percepção do adolescente sobre a importância da educação sexual na escola. Presidente Prudente: Dissertação (Mestrado) – Universidade do Oeste Paulista, 2003, 103p.
RESUMO
O tema da educação sexual tem ganhado grande destaque nos últimos anos, sobretudo após o advento da AIDS, de tal forma que a orientação sexual no ambiente escolar vem sendo preconizada como uma forma eficiente de atingir os adolescentes.
A presente pesquisa vem justamente tratar deste tema, colocando como objetivo principal analisar a percepção de adolescentes sobre a importância e necessidade da inclusão da educação sexual na escola. Participaram deste estudo sessenta adolescentes de 15 a 18 anos de idade de ambos os sexos e provenientes de escolas pública e particular da cidade de Presidente Prudente/SP. A coleta dos dados foi realizada por intermédio da aplicação de questionários com questões fechadas e abertas cujos temas abordados versavam sobre a relevância da educação sexual na escola, a forma mais adequada de promover esta educação, os meios mais eficientes para a educação sexual, o profissional mais indicado para trabalhar com os alunos, entre outros.
Os resultados obtidos a partir da tabulação dos questionários indicaram que a totalidade dos adolescentes pesquisados em ambas as escolas, independentemente do sexo e classe social consideram necessária a inclusão da educação sexual nas escolas, que deverá ser feita por um profissional especialista no assunto.
Os dados permitem concluir ainda que, embora os adolescentes considerem a escola e a família como os lugares ideais para receberem orientação sexual, esses lugares ainda não atendem as suas expectativas. Ficando assim aberto o campo para novas pesquisas que apontem a melhor maneira de realizá-la.
PALAVRAS CHAVES: Adolescentes; sexualidade; educação.


BRAGA, Marilandes, R. Adolescent´s perception about important sexual education in eschool. Presidente Prudente: Dissertação (Mestrado) – Universidade Oeste Paulista, 2000, p. 103.
ABSTRACT
The sexual educational subject has gained great prominence in the latest years, especially after AIDS advent. In such a way, sexual orientation in schools has been recommended as an effective form to reach teenagers.
This study deals with this subject, focusing on the adolescents’ perception about the necessity and importance of including sexual education in schools. Sixty students at ages fifteen to sixteen years old, both males and females, from private and public schools in Presidente Prudente, participate in this research.
The data were collected by questionnaire applications with opened and closed questions whose subjects included the importance of sexual education in schools; the most adequated way to promote it; the efficient forms of sexual education; the most suitable professional to deal with the students, among others.
The obtained results show that students either in public or private schools, consider the family and the school as the ideal places to receive sexual orientation but these places do not respond to their expectations. Therefore, there is an open field for new researches that point out the best way to carry it out.
Keywords: adolescents, sexuality, education


BRAGA, Marilandes, R. la percepción de Adolescent´s sobre la educación sexual importante en eschool. Presidente Prudente: Dissertação (Mestrado) - Universidade Oeste Paulista, 2000, pág. 103.
RESUMEN
El asunto educativo sexual ha ganado gran proeminencia en los últimos años, sobre todo después del advenimiento del SIDA. De semejante manera, la orientación sexual en escuelas se ha recomendado como una forma eficaz para atingir a los adolescentes.
Este estudio trata de este asunto y enfoca la percepción de los adolescentes sobre la necesidad e importancia de incluir educación sexual en escuelas. Sesenta estudiantes con edades de quince a dieciséis años , chicos y chicas de las escuelas privadas y públicas en Presidente Prudente, participaran de esta investigación.
Los datos eran reunidos por aplicaciones de la encuesta con cuestiones abiertas y cerradas cuyos asuntos incluyeron la importancia de educación sexual en escuelas; la manera más adecuada de promoverla; las formas eficaces de educación sexual; el profesional más conveniente para tratar con los estudiantes, entre otros.
La muestra de los resultados obtenida entre los estudiantes de las escuelas pública y privada, considera la familia y la escuela como los lugares ideales para recibir orientación sexual pero estos lugares no responden a sus expectativas. Hay un campo abierto por consiguiente, para nuevas investigaciones que señalan la mejor manera de llevarlo a cabo.
Palabras-llave: adolescentes, sexualidad, educación,

Nenhum comentário:

Postar um comentário