domingo, 2 de agosto de 2009

MISTERIOSO ATO DO SER HUMANO: SUICÍDIO


Alguns autores definem o suicídio como uma reação psicótica e resultante de uma indução, e não apenas o resultado de uma livre determinação individual.
Famosos descrevem o suicídio de formas opostas como:
• Uma fuga ou um fracasso. (Sartre)
• Um ato de heroísmo. (Sênica)
• Uma violação ao dever de ser útil ao próprio homem e aos outros. (Rousseau)
• Trágica denúncia individual de uma crise coletiva. (Durkheim).
Geralmente pessoas com constantes distúrbios emocionais e que se caracterizam pela dificuldade contínua de adaptação social e de relações interpessoais são mais suscetíveis ao suicídio . "Suicídio é a morte resultante de uma agressão intencional autoprovocada."
A pessoa que recorre ao suicídio na maioria das vezes em sua busca não tem o conceito de morte que se liga ao desaparecimento real. Suas atitudes buscam mais um castigo, um crime, uma tentativa de resolver determinados conflitos .
Não existe registro preciso de quando ocorreu o primeiro suicídio. Causas mais freqüentes que levam o indivíduo a procurar a morte são várias. Segundo estudiosos deste assunto 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva .
Mas geralmente não coincide com o auge da depressão porque nesta fase o raciocínio fica mais lento; isolamento social, drogas, psicose, problemas amorosos, traição, infidelidade, doenças terminais, crenças religiosas e vários outros problemas de ordem emocional. Fatores que podem aumentar o risco de suicídios: falta de amigos, morar sozinho, não ter uma religião e rompimento amoroso.
O suicídio pode ser visto como uma doença, uma neurose, uma loucura. As tendências suicidas são muitas vezes desordens mentais que podem ser tratadas.
De forma inconsciente o suicida quer castigar as pessoas mais próximas, aquelas por quem não se sente amado.
Estudos sobre o suicídio têm demonstrado que as mulheres, tanto adolescentes como adultas fazem mais tentativas de suicídio do que os homens. No entanto o número de suicídio entre os homens é maior do que entre as mulheres. Por razões desconhecidas o homem tende a matar-se com armas de fogo, enforcamento, enquanto o sexo feminino busca a morte utilizando veneno.
A riqueza, a fama, a glória não impedem a pessoa de se matar, se ela interiormente vive angustiada e não encontrar solução para este estado psíquico.Vicente van Gogh se matou aos 37 anos. Era profundamente desajustado, se sentia injustiçado.
O que é possível fazer para ajudar uma pessoa que sempre fala em suicídio:
• Acreditar nela, pois ameaças, tentativas de suicídio é a forma que a pessoa encontra para tornar clara sua necessidade de ajuda, de atenção.
• Encaminhá-la para um atendimento psicológico e psiquiátrico;
• Conversar o maior tempo possível, dando-lhe oportunidade para desabafar.
O suicídio continua sendo um misterioso ato do ser humano.

Marilandes Ribeiro Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário