segunda-feira, 3 de agosto de 2009

FANTASIAS SEXUAIS


Fantasia é algo inerente ao ser humano. Fantasiar é imaginar o que pode acontecer, é ter capacidade de perceber imagens, é utilizar a imaginação a favor do sexo.
As fantasias sexuais são importantes na vida das pessoas, pois alimentam o desejo. São fenômenos eróticos comuns que podem surgir de forma consciente ou inconsciente, depende do modelo de educação que o indivíduo recebeu e também do seu jeito de ser.
A fantasia está relacionada com necessidades, instintos e desejos de satisfação.
Algumas fantasias citadas por muitos: transar em banheiro de festa, no elevador, capo de carro. Uma das mais comuns fantasia masculina é transar com duas mulheres ou assistir duas mulheres transando.As fantasias sexuais de todos os tipos funcionam como válvulas de escape psicológicas que descarregam tensões ou ansiedades internas, de uma forma relativamente indolor. (MASTER & JOHNSON, 1988, p. 274).
“O bonito da fantasia é que ela dá liberdade para experimentar várias situações sexuais, além dos limites da realidade. “(HEIMAN & LOPICOLLO, 1992, p.89).
A imaginação não impõe limites, por isso cada pessoa constrói as imagens que lhe são mais excitantes e as faz desfilarem como um filme por sua mente da forma que desejarem. Mas não significa que toda fantasia possa ser concretizada. Elas são saudáveis desde que não prejudiquem outra pessoa e nem se transforme em obsessão.As fantasias sexuais dependem do meio cultural e social do indivíduo.
Segundo Rodrigues (1991) a fantasia torna-se inadequada quando substitui a realidade, não permitindo, no caso, um contato sexual adequado e sadio com outra pessoa.
Fetiches são fantasias que envolvem objetos inanimados ou partes específicas do corpo. Objetos como: sapato alto, meias, lingerie, botas. Partes do corpo como: os pés, ou qualquer outra parte.
O fetiche não é visto como um problema sexual, desde de que os objetos de interesse erótico não causem dano ao parceiro(a). Pode se tornar problema sexual, quando o casal não mais consegue realizar seus desejos sem a presença do objeto de fetiche.
Sadomasoquismo tornou-se uma das fantasias mais populares, embora seja repudiada por grande número de pessoas. Logo vem imagem de: Chicotes, correntes, algemas, roupas de couro. Apresentam imagens que envolvem indivíduos sendo amarrados, chicoteados, algemados e outras formas de agressão. Força física e dor são elementos presentes nestas fantasias. O poder de excitação está ligado com os protestos da vítima.
Donatien Alphonse-François (1740-1814) conhecido como Marques de Sade, foi o responsável em divulgar a idéia de que é possível sentir prazer provocando dor, sofrimento no parceiro(a). Marques de Sade espantou a sociedade com suas idéias sádicas. Inclusive foi internado em um hospício, mas mesmo assim continuou escrevendo sobre suas idéias.
Swing (troca de casais) depende muito da cabeça, aceitação do casal. Em muitos casos pode iniciar aí problemas no relacionamento no dia a dia tendo como motivo o ciúmes.
Estudos, através de pesquisas mostram que os indivíduos de ambos os sexos possuem semelhanças de conteúdo em suas fantasias sexuais. Porem as fantasia femininas são mais romanceadas, detalhadas, mais sensuais do que sexuais.
Pensava-se que as mulheres não tinham fantasias sexuais, mas inúmeros trabalhos com base em pesquisas, comprovam que as mulheres fantasiam e muito. Quanto aos homens são mais diretos no que se refere a sexo.
Ambos utilizam a fantasias para aumentar o desejo sexual.Às vezes fantasia não concretizada ajudam a manter a chama do desejo. Muitas musicas falam de fantasias, Rita Lee em Mania de Você ... “de tanto imaginar loucuras.....a gente faz amor por telepatia no chão, no mar, na lua, na melodia...

Marilandes Ribeiro .Psicóloga e Terapêuta Sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário