sábado, 1 de agosto de 2009

BRINQUEDO NÃO TEM SEXO

Brincar é coisa muito seria. A brincadeira é uma representação da vida. O brinquedo em si não influencia a sexualidade da criança, mas sim a forma como ela brinca e realiza o faz de conta.É brincando que a criança se prepara para o mundo adulto. Criança não se preocupa com regras que define papeis diferentes para ele ou para ela. Brinquedo não tem sexo na cabeça delas. Querem simplesmente brincar. Sem preconceito de escolha.É interessante pais e educadores se questionarem: será que ao reprovar nos meninos brincadeiras consideradas femininas, não estariam bloqueando um aprendizado por meio do qual o menino experimentaria a função de pai participativo nos cuidados e na educação dos próprios filhos?É importante que pais e educadores saibam que não há época definida para que se forme a identificação sexual. "Em geral, a família se preocupa, desde o nascimento, em imprimir um gênero ao bebê.” Sempre esperam comportamento específico de menina e de menino. Daí a dificuldade de aceitar atitudes como a de uma menina que só quer jogar bola ou brincar com carrinho e o menino que só quer brincar de boneca.A construção da sexualidade acontece independentemente das aparências e das pressões familiares. Portanto um menino que gosta de brinca com boneca não é sinal de tendências sexuais. “Segundo o sexólogo Marcos Ribeiro, O brincar não exerce influência sobre a identidade sexual simplesmente porque, para as crianças, não tem essa conotação”. Menino Brinca de Boneca é o nome do livro de autoria dele. Um dos objetivos do livro é trabalhar o preconceito de pais e educadores de que os meninos e as meninas podem brincar com as mesmas coisas. O livro desmistifica os papéis homem e mulher atribuídos aos sexos desde a infância, estimulando o jovem a refletir e opinar sobre o tema e respeitar as diferenças.É com muita propriedade que Marcos Ribeiro discorre sobre sexualidade infantil.Brincar é sinônimo de aprender. O brinquedo é o principal meio de a criança investigar e aprender sobre o mundo ao seu redor e como forma de lidar com seus próprios sentimentos e ansiedades“A criança se entrega à atividade de aprender brincando com o mesmo entusiasmo que o cientista empreende as pesquisas de seu trabalho".É brincando que a criança expõe suas emoções, deixa vir a tona seus conflitos e aprende a interagir com o mundo no qual vive.Portanto, não existe brinquedo específico para menino ou para menina, porque para a criança o brinquedo não tem sexo.
Serviço:
Marilandes Ribeiro BragaPsicologa-Mestra-Terapeuta SexualCosultorio:Major Felicio Tarabay 212(18) 32216164 Presidente Prudente S.P.www.marilandes.com.br marilandes@uol.com.br




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